Por que devo fazer a manutenção do meu site?

Todo investimento realizado na criação do site e em sua reputação pode ir por água abaixo na falta de uma manutenção adequada.

Uma empresa, ou mesmo um profissional liberal, quando pensa em construção de marca e presença digital, invariavelmente pensa na criação ou modernização de um bom site e que atenda adequadamente o seu público, não é mesmo? Mas uma coisa que nem sempre é levada em consideração, apesar da sua grande importância, é a necessidade de manutenção deste site. E é disso que vamos falar hoje.

Todo e qualquer site precisa de manutenção constante por uma série de razões. A manutenção não se refere, necessariamente, à inclusão de novos conteúdos. A manutenção à que nos referimos aqui é aquela que mantém o site em condições de operar de maneira rápida, otimizada e, principalmente, segura.

Vamos imaginar que uma empresa invista em um novo site, em SEO e que invista também em campanhas para sua divulgação. Agora, enquanto tudo esteja acontecendo, imagine que esse site seja invadido. Imagine uma série de campanhas e resultados de buscas orgânicas apontando para o site, clientes tentando acessar o site para obtenção de produtos, informações e serviços, mas que quando acessado, aparece o seguinte alerta:

malware-warning

Isso, por si só, já é um baita problema. Primeiro que os visitantes vão “sair correndo” do site e não voltarão mais, com medo de infectarem seus dispositivos eletrônicos. Isso sem falar no investimento que deverá ser feito, de maneira urgente, para que uma empresa especializada faça a recuperação do site. Além disso, mais uma série de problemas podem (e devem) ocorrer:

  • Perda de relevância para os motores de busca, logo, a perda de investimento feito em SEO;
  • Perda de dados, ou seja, o conteúdo do site pode ser apagado e perdido, o que significaria a perda do investimento na criação do site;
  • Perda de acessos de potenciais clientes provenientes de possíveis campanhas de divulgação ativas;
  • Roubo de dados da empresa e de terceiros;
  • Inclusão de códigos maliciosos para a captação de dados sigilosos;
  • Uso de infraestrutura do servidor do site para a disseminação de malwares, vírus, SPAM, etc.; entre outros.

Estes itens ilustram uma pequena parte dos problemas que podem acarretar a um site que não possui um serviço de manutenção adequado, mas a lista é imensa! Ou seja, o risco que se corre ao deixar de se fazer uma manutenção adequada ao seu site é muito grande se comparado ao investimento para a aquisição do serviço que, aliás, é bem mais em conta do que se imagina.

E então, prefere correr riscos desnecessários ou prefere ter a tranquilidade de ter uma equipe especializada cuidando do seu site de maneira transparente e responsável? Solicite uma cotação hoje mesmo, sem compromisso. Será um prazer poder atende-lo(a)!